A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DEFINIÇÕES E ABORDAGENS
Palavras-chave:
Campo-cidade, Ensino de Geografia, Livro DidáticoResumo
As discussões em torno do livro didático e do ensino de Geografia são recorrentes no meio da comunidade escolar e acadêmica, seja por professores, tanto da Educação básica, quanto das universidades, seja por alunos em formação nos cursos de licenciatura em Geografia. São inúmeras as motivações para este debate e ultimamente esta discussão tem sido retomada pela necessidade de afirmação da Geografia enquanto disciplina nos currículos escolares, em função das alterações propostas pelas legislações recentes que modificaram a estrutura educacional no país. O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as definições e abordagens da relação campo-cidade nos livros didáticos de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa justifica-se pela observância da presença de fragmentação dos conteúdos campo e cidade e pela abordagem superficial verificada nos livros. Os conceitos adotados foram espaço geográfico e paisagem e as referências tomadas para nortear a questão proposta foram (Straforini, 2018), (Cavalcanti, 2002), (Smith,1988), (Marx; Engels, 1998), dentre outros. A abordagem adotada foi a qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica em diferentes coleções, tais como Geografia Geral e do Brasil (Sene, Moreira, 2018) e Expedições Geográficas (Adas, Adas, 2018). A pesquisa está organizada em introdução, desenvolvimento, resultados e discussões e considerações finais