O SHOPPING POPULAR CIDADE DAS COMPRAS COMO O NOVO VETOR DE CRESCIMENTO DO COMÉRCIO INFORMAL E DA REORGANIZAÇÃO TERRITORIAL DE FEIRA DE SANTANA/BA.

Autores

  • Renata dos Santos Moreira Universidade Estadual De Feira De Santana (UEFS) Graduanda em licenciatura e bacharelado em Geografia

Palavras-chave:

Espaço urbano. Shopping popular. Comércio informal.

Resumo

Objetivou-se neste projeto, analisar a atual configuração territorial do comércio, no espaço urbano de Feira de Santana/BA, após a construção do Shopping Popular Cidade das Compras, a partir da remoção dos camelôs das principais ruas feirense, Sales Barbosa, Senhor dos Passos e Marechal Deodoro. Feira de Santana enquanto um importante e maior centro urbano, político, econômico e comercial do interior da Bahia, atrai centenas de pessoas a fim de comercializar suas mercadorias ou consumir o que lhe é ofertado para além do seu território, envolvendo assim outros municípios da região metropolitana. A pesquisa é de caráter qualitativa de modo a compreender as percepções bem como as ações dos sujeitos que (re)produzem o espaço urbano. Para alcançar o objetivo, foram traçados procedimentos, realizou-se assim um levantamento bibliográfico dos temas: a fim de discorrer sobre o espaço urbano. Para identificar os agentes envolvidos na atual configuração territorial do comércio feirense, bem como o processo de reestruturação territorial do centro comercial do município foi realizada uma busca de escritos que versam sobre este assunto, tendo como referência autores locais a exemplo de Teles (2017) dentre outros. Concluiu-se que mesmo com a remoção dos camelôs por parte da gestão pública feirense, os mesmos buscam outros espaços, para comercializarem seus produtos, muitos atuando enquanto ambulantes, resistindo nas principais ruas da cidade indo de contra a ação higienista realizada pelos Estado.

 

Downloads

Publicado

2025-04-04